AET e AEP

Para a elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho faz-se um estudo global de determinada atividade, abordando todos os aspectos psicossociológicos e indicando pontos de melhoria. Desta forma, há um acréscimo na qualidade de vida e de trabalho dos colaboradores da empresa, podendo haver melhorias até no aumento de produção.

O objetivo é facilitar a realização das atividades, possibilitando aos trabalhadores o máximo de conforto, segurança e desempenho, minimizando acidentes, afastamentos, doenças, absenteísmo, rotatividade de colaboradores e perdas de produtividade.

É atribuída a todos os empregadores que precisem diagnosticar e mapear os riscos ocupacionais do tipo ergonômico relacionados aos ambientes da empresa ou seus equipamentos, com o objetivo de adaptar os postos de trabalho conforme Norma Regulamentadora NR 17.

Com a atualização da Norma Regulamentadora 17 em 2022, foi criada uma etapa prévia à AET e obrigatória a todas as empresas: a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP). Essa nova etapa tem o objetivo de simplificar e facilitar as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho que não comprometam a saúde e segurança do trabalhador.

A Avaliação Ergonômica Preliminar é um processo de avaliar as situações “ergonômicas” do trabalho, onde o objetivo é identificar os fatores de riscos relacionados às exigências das atividades do trabalho e atribuir valor/importância aos possíveis riscos associados, com foco em nortear e priorizar ações para o gerenciamento de riscos ocupacionais.

Assim, se antes todas as avaliações do local de trabalho eram feitas com a AET, agora, privilegia-se a Avaliação Ergonômica Preliminar, obrigatória a todas as empresas. Já a Análise Ergonômica do Trabalho, mais completa, restringe-se a certas hipóteses previstas na norma.

Temos modelos que atendem a todas as demandas, e que se adéquam à realidade e necessidade de cada cliente, independentemente de seu porte.

Porque investir?

  • Aumento da produtividade
  • Redução e eliminação de multas trabalhistas
  • Diminui a rotatividade de trabalhadores
  • Elevação dos padrões de qualidade e de segurança do trabalho adotado pela empresa
  • Evitar Doenças Ocupacionais
Contato